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Apostas no relógio

análise de dados e probabilidade

experimentos

Objetivos

  1. Capacitar o aluno a tomar decisões de acordo com o resultado de um experimento aleatório Aplicar o conceito de interpretação geométrica de probabilidade

Conteúdos

  • independência;
  • representação gráfica;
  • interpretação geométrica de probabilidade;
  • probabilidade.

Duração

Uma aula dupla

Créditos

Laura Letícia Ramos Rifo Felipe Mascagna Bittencourt Lima

Sinopse

Este experimento trata de um jogo muito simples: sorteamos dois números de 0 a 59 e, utilizando dois ponteiros em um relógio, representamos os números sorteados como seus minutos. Dessa forma, o relógio será dividido em duas regiões (setores circulares). Jogaremos com dois times: um deles vence se a marca de 0 min estiver na maior região e o outro, se estiver na menor. O que queremos saber é se algum dos times tem mais chances de vencer do que outro.

Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

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