Baralhos e Torradas

Experimento

Tema

Sinopse

Este experimento apresenta dois jogos envolvendo o conceito de proba­bilidade condicional: como atribuir probabilidades em face de uma nova informação. Os alunos serão convidados a tomar posições e decisões neste contexto.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • Probabilidade
  • probabilidade condicional

Objetivos

  1. Adotar a melhor estratégia em um jogo, de acordo com o resultado de um experimento aleatório

Créditos

Laura Leticia Ramos Rifo

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (7)

29/10/2018, por Airton Aparecido Alves Pinto - Polo Campo Limpo Paulista
O Jogo, por si próprio, já faz parte do cotidiano do aluno e o Jogo Matemático é essencial para que o professor traga os alunos para a participação em sala de aula, interagindo e desenvolvendo o conceito das probabilidades e estatísticas.
03/10/2018, por Mônica Garcia
O baralho é fácil de arranjar. O jogo não é difícil de ser utilizado na sala.
06/06/2018, por Andreza Olivieri Lopes Carmignolli
A atividade experimental foi bem interessante, uma vez, que o baralho faz parte do cotidiano dos alunos. Quando iniciei a atividade os alunos questionaram me o que iria fazer com algumas cartas de baralho, mas ao se apropriarem dos objetivos que iríamos trabalhar, ficaram motivados. E até mesmo os alunos que possuem grande dificuldade com o conteúdo matemático participaram.
24/05/2018, por Leo
Soraya, baixe os arquivos individualmente no menu a direita. Vc so precisa de um leitor de pdf.
23/05/2018, por Soraya
Não consegui executar os aplicatovos.
12/05/2018, por Leo
Qual foi o problema, Sandra?
12/05/2018, por Sandra Regina Benedicto Dos Santos
Não tive condições de fazer o experimento com alunos

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.