A Incrível Piritipoca da Serra

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

Luíza mudou-se com seus pais para uma cidadezinha de interior. Lá chegando, estranha o comércio local, baseado na troca de mercadorias e serviços sem a presença de dinheiro. Intrigada com a situação, escreve cartas ao seu amigo da cidade grande Alcides, que tenta explicar-lhe o que está acontecendo.

Conteúdos

  • modelagem matemática
  • Fundamentos da economia

Objetivos

  1. Introduzir os princípios básicos de economia;
  2. Apresentar o que é modelagem matemática.

Créditos

Autores

conteudo Ernesto Kemp
roteiro Marta Nehring
guia Douglas Mendes

Revisores

conteudo José Plínio
roteiro Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni
guia Samuel Rocha de Oliveira
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (3)

24/05/2016, por Monica Maria Pereira
Este vídeo além de mostrar como as pessoas realizavam suas transações comerciais quando se usava pouco dinheiro e mais um sistema de troca, releva também a importância das relações interpessoais, para o desenvolvimento emocional dos jovens. Lembrando que este vídeo mostra e também a valorização das pessoas que vivem no campo ou em cidades menores. Uma vez que a grande parte das pessoas vivem nos grandes centros urbanos com o seu estilo de vida urbana se esquecem de suas raízes.
04/10/2015, por luiz_f_alberti
Nas cidades mais pequenas as pessoas são mais símples e companheiras umas das outras,estão sempre prontas para se ajudarem,e nas cidades mais grandes Com base no vídeo podemos afirmar que em algumas situações a produção de alguns produtos não são rentáveis,pois,se todo mundo produzir a mesma coisa não vai ter comercio pra todos, então é preciso diversificar as coisas que se produz,e tentar outros lugares para vender seus produtos. Em alguns lugares existe escasses,já em elas têm costumes diferentes, muitas vezes o vizinho de frente não conhece o outro,pois, há uma disputa por querer ser mais importante do que o outro, deixando de lado valores como amizade,companherismo,amizade,e outros
17/09/2013, por silvana cid
muito bom.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.