Cara ou coroa

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

Em um cenário fictício, Fermat e Pascal se encontram e Pascal propõe um jogo de cara ou coroa, mas o sono toma conta de Fermat quase no fim do jogo e então se coloca a pergunta: como dividir o prêmio? Eles iniciam então uma interessante discussão sobre essa questão, que ficou conhecida posteriormente como o problema dos pontos.

Conteúdos

  • Probabilidade
  • Combinação
  • História da matemática
  • Problema dos pontos

Objetivos

  1. Mostrar um problema envolvendo conceitos de análise combinatória;
  2. Apresentar as origens da teoria das probabilidades por meio da história de dois matemáticos.

Créditos

Autores

conteudo Prof. Ms. Leonardo Barichello
roteiro Fernando Martins Collaço
guia Leonardo Barichello

Revisores

conteudo José Plínio de Oliveira Santos
roteiro Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni
guia Samuel Rocha de Oliveira
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (14)

02/11/2018, por LOURDES NAVARRO
Gostei do video e mais ainda do guia do professor com detalhes e apontamentos sobre detalhes sobre o video. A proposta é interessante e completa é possível explorar o assunto de forma contextualizada e prática.
31/10/2018, por Raquel Paes Rosa do Prado
Muito interessante para estimular os nossos alunos ao estudarem probabilidade.
25/10/2018, por Katia
Muito interessante o video, para dispertar o interesse de nossos alunos
14/10/2018, por Marinho José de Freitas
Na SA,apresenta uma situação como essa.O vídeo aborda além de uma contextualização,uma dinâmica com jogos.Isso provoca despertar curiosidades de investigação ,como loterias,bingos e outros jogos.Esses cálculos generalizados,mostram a demostração da teoria dos números.
10/10/2018, por rosimeire
Esse vídeo é muito bom,principalmente para o início da SA em que explora bem a probabilidade.
02/10/2018, por Elio
muito bom o vídeo, legal. Passar para os alunos. Uma excelente situação de aprendizagem aos estudantes do 2° ano do EM.
29/09/2018, por Ana Leme Tortato
Muito bom o vídeo, acredito que prenderá a atenção dos alunos,pois foi produzido de uma forma bem leve.
26/09/2018, por Mônica Garcia
Antes do vídeo terei que explicar com detalhes a matéria para dar um suporte, e só então passar o filme. Mas gostei muito da maneira que foi sendo desenvolvido o conceito.
17/09/2018, por Daniel Alves de Nazaré
Após o vídeo houve a proposta de um debate, e se justo ou não com a divisão e teriam que propor uma nova solução cada um com o seu argumento, tornando a participação e o estudo da problemática mais amplo.
08/09/2018, por jose
Interessante o vídeo, aborda de uma forma bem contextualizada uma situação que analisando superficialmente leva a quer que a divisão poderia ser feita da seguinte forma, um ficaria com 7 partes do total e outro com 8 partes do total, mas quando parte para o campo das possibilidades percebe o raciocínio sistemático da situação. O vídeo complementa bem o caderno do aluno, será legal expor para os alunos.
06/09/2018, por Marcia Horita
Gostei. Iniciei o conteúdo com o jogo interrompido, foi difícil os alunos entender a interrupção pois sempre achavam que daria para continuar, o que mais frisei tratar-se de jogo de azar, muito bom o video, mas terei que interromper varias vezes para explicar os conceitos que estão tratando no video.
21/03/2017, por Gabrielle Couto Sant'Anna
Eu pretendo aplicar em minhas turmas, adorei o vídeo e as sugestões de atividades.
26/04/2013, por Rumiko
infelizmente, mesmo depois de várias tentativas o video foi interrompido.
06/11/2012, por professor
Muito bom!

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.