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Jogo da trilha

análise de dados e probabilidade

experimentos

Objetivos

  1. Discutir, através de um jogo, o conceito de probabilidade condicional;
  2. Desenvolver a habilidade necessária para o tratamento de informações através de gráficos e tabelas;
  3. Induzir o aluno à formulação de estratégias a partir de seu conhecimento matemático.

Conteúdos

  • representação gráfica;
  • eventos equiprováveis;
  • probabilidade condicional;
  • permutação e combinação representação e análise de dados;
  • dado;
  • lançamento de dados.

Duração

Uma aula dupla

Créditos

Laura Letícia Ramos Rifo Fabricio de Paula Silva

Sinopse

O Jogo da Trilha é bastante simples e exige como material apenas um dado de 6 faces. Além disso, nesta atividade a intuição dos alunos será desafiada quando eles tiverem de optar por uma estratégia que acreditam ser vencedora. Por fim, o experimento culminará em uma análise probabilística guiada pelo professor.

Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

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