A razão dos irracionais

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

Um jovem procura um desenhista de móveis e lhe propõe o seguinte problema: sua esposa tem uma mesa de 1 metro quadrado e quer aumentá-la para 2 metros quadrados. João, o desenhista lhe apresenta soluções.

Conteúdos

  • Números irracionais.

Objetivos

  1. Apresentar os números irracionais;
  2. Demonstrar que raiz quadrada de 2 não é racional com o argumento da Redução ao Absurdo.

Créditos

Autores

conteudo Adolfo Maia
roteiro
guia Otília W. Paques

Revisores

conteudo Otilia Terezinha W. Paques
roteiro Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni
guia Samuel Rocha de Oliveira
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (2)

25/06/2013, por Samuel
Prezado Geraldo, O problema é exatamente fazer o que vc propõe: medir raiz quadrada de dois. Isso é impossível. Não por acaso esse número é chamado de incomensurável. Para efeitos práticos, a gente fica satisfeita com aproximações que podem ser tão boas quanto a gente tenha ferramentas de alta precisão para medir e produzir ou construir.
16/06/2013, por Geraldo Broetto
Prezados, é muito bom termos um material assim para utilizar em nossas aulas de matemática, porém fiquei incomodado com algumas frases do vídeo. Foi dito no vídeo que o problema da duplicação da mesa é impossível na teoria e tem solução apenas aproximada na prática. Se a mesa tem 1 metro de lado, na teoria basta tomar um lado medindo raiz quadrada de dois. Na prática o problema é possível, ainda que por meio de uma aproximação (que pode ser tanto melhor quanto quisermos!), mas ainda é possível discutir uma solução utilizando um compasso para marcar raiz quadrada de dois. O que acham? Alguma coisa procede? Obrigado!

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.