Qual é o prisma com maior volume?

Experimento

Tema

Sinopse

Trabalhando em grupos, os alunos construirão seis prismas de base triangular diferentes usando papel A4 e tentarão organizá-los em ordem de volume. Feito isso, calcularão os volumes dos prismas a partir de suas medidas e tentarão descobrir qual seria a forma do prisma para que se obtivesse o maior volume possível.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • otimização
  • Prisma.
  • Áreas e PerímetrosVolume

Objetivos

  1. Investigar qual prisma de base triangular pode ser montado com meia folha de papel A4 para que se obtenha o maior volume possível
  2. Rever algumas formas de calcular a área de um triângulo

Créditos

Claudina Izepe Rodrigues, Eliane Quelho Frota Rezende, Maria Lúcia Bontorim de Queiroz,

Os arquivos



Roteiro do Experimento

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Guia do professor

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Folha do aluno

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Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (4)

16/05/2013, por Rosângela Aparecida P.Trigilio
O aluno quando vê na pratica o que foi explicado teoricamente assimila melhor o conhecimento. Muito bom este experimento.
14/05/2013, por Maria de Fátima de Sousa
O experimento é interessante tanto porque fica mais fácil a compreensão com a feitura e visualização, como porque a montagem é fácil. Bom de aplicar.
09/05/2013, por Mariano Teixeira Filho
É isso mesmo, quando se constroi um modelo fica muito mais fácil perceber a matemática. Na construção dos três preismas com mesmo perímetro mesma altura porém com diferentes formas do triângula da base, ficou transparente que o maior volume é aquele que mais se aproxima (a base) do triêngulo equilátero. Muito bom.
09/05/2013, por Mariano Teixeira Filho
A matemática, quando ensina por modelagem, além de deixar a aula mais dinâmica colabora muito na compreensão da situação problema, o aluno utiliza todos os seus sentidos e por isso a aprendizagem acontece de maneira mais natural.

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