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Qual é o cone com maior volume?

geometria e medidas

experimentos

Objetivos

  1. Dado um círculo de cartolina, investigar qual seria o cone com maior volume que se poderia montar Explorar a maximização e minimização de funções

Conteúdos

  • setor circular.;
  • cone;
  • otimização;
  • geometria espacial;
  • comprimentos áreas e volumes.

Duração

Uma aula dupla

Créditos

Sueli Irene R. Costa, Cristaino Torezzan

Sinopse

Reunidos em grupos, os alunos construirão seis cones diferentes usando o mesmo material inicial (um círculo de cartolina com 8 cm de raio) e tentarão organizá-los em ordem de volume. Feito isso, calcularão seus volumes a partir de suas medidas e tentarão descobrir como o cone deveria ser montado para que se obtivesse o maior volume possível.

Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

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