Qual é o cone com maior volume?

Experimento

Tema

Sinopse

Reunidos em grupos, os alunos construirão seis cones diferentes usando o mesmo material inicial (um círculo de cartolina com 8 cm de raio) e tentarão organizá-los em ordem de volume. Feito isso, calcularão seus volumes a partir de suas medidas e tentarão descobrir como o cone deveria ser montado para que se obtivesse o maior volume possível.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • cone
  • Geometria Espacial
  • otimização
  • setor circular.
  • volume

Objetivos

  1. Dado um círculo de cartolina, investigar qual seria o cone com maior volume que se poderia montar
  2. Explorar a maximização e minimização de funções

Créditos

Sueli Irene R. Costa, Cristaino Torezzan

Os arquivos



Roteiro do Experimento

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Guia do professor

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Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


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