header
  • Início

Jankenpon

análise de dados e probabilidade

experimentos

Objetivos

  1. Aplicar alguns conceitos de probabilidade Desenvolver as habilidades necessárias para o tratamento de informações através de gráficos Desenvolver o raciocínio lógico, o olhar crítico e conduzir o aluno a formular estratégias a partir de seu conhecimento matemático

Conteúdos

  • probabilidade;
  • experimento;
  • planejamentos de experimentos;
  • independência;
  • eventos equiprováveis;
  • dados não-transitivos;
  • representação gráfica;
  • transitividade;
  • representação e análise de dados;
  • dados.

Duração

Uma aula dupla

Créditos

Laura Leticia Ramos Riffo

Sinopse

Neste jogo, cada um dos adversários escolhe e lança um dos três dados. Esses dados têm faces numeradas diferentes dos dados que conhecemos. Ganha quem obtiver a maior pontuação no final. À primeira vista, o dado B tem mais chances de ganhar que o dado A, e o dado A tem mais chances de ganhar que o dado C. A pergunta é: o dado B tem, portanto, mais chances de ganhar que o dado C?

Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
Versão para impressão
Versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
Versão para impressão
Versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
Versão para impressão

LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

Secretaria de
Educação a Distância
Ministério da
Ciência e Tecnologia
Ministério
da Educação
Governo
Federal
footer

Comentários ou sugestões?
Fone: (55) 019 3521 5956
E-mail: samuel@ime.unicamp.br


Site inicialmente desenhado pela Preface Design
Redesenhado e reconstruído por Camila Porfírio