header
  • Início

Câmara Escura

números e funções

experimentos

Objetivos

  1. Discutir as relações de proporcionalidade direta e inversa a partir da obser­vação de um fenômeno físico

Conteúdos

  • gráficos e funções;
  • razão e proporção;
  • proporcionalidade direta;
  • fotografia;
  • proporcionalidade inversa;
  • funções do 1.º grau / funções lineares / funções afim.

Duração

Uma aula dupla

Créditos

Claudina Izepe Rodrigues, Eliane Quelho Frota Rezende e Maria Lúcia Bontorim de Queiroz

Sinopse

Os alunos, trabalhando em grupo, deverão construir uma câmara escura e tentar descobrir quais as melhores condições para se obter uma imagem com este dispositivo. Inicialmente, fazendo observações fora da sala de aula, os alunos avaliarão quais as condições necessárias para se obter imagens com o dispositivo. A partir dessas observações, pode-se iniciar discussões sobre proporcionalidade direta e inversa.

Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
Versão para impressão
Versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
Versão para impressão
Versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
Versão para impressão

LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

Secretaria de
Educação a Distância
Ministério da
Ciência e Tecnologia
Ministério
da Educação
Governo
Federal
footer

Comentários ou sugestões?
Fone: (55) 019 3521 5956
E-mail: samuel@ime.unicamp.br


Site inicialmente desenhado pela Preface Design
Redesenhado e reconstruído por Camila Porfírio