Dobra a língua e coça a orelha
ExperimentoTema
Sinopse
O aluno deve coletar informações prévias em sua própria família sobre duas características genéticas: capacidade de dobrar a língua e formato do lobo da orelha. A mesma informação deve ser coletada na sala de aula entre os alunos para que seja possível estabelecer comparações. Em seguida, com tabelas e gráficos adequados, os alunos tentarão responder uma série de perguntas que lhes exigirá uma análise dos dados usando elementos de matemática e estatística
Duração
aula dupla, após coleta de dados feita em casa
Conteúdos
- Estatística
- Elementos de Amostragem
- Interpretação de gráficos.
Objetivos
- Desenvolver no aluno a capacidade de extrair informações a partir de dados brutos;
- Estimular o uso de tabelas e gráficos de frequências para analisar dados sobre características físicas
Créditos
Laura Letícia Ramos Rifo
Luiz Fernando Giolo Alves
Os arquivos
Roteiro do Experimento
Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:Guia do professor
Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:Folha do aluno
Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.Como usar os arquivos?
Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade
Comentários (1)
Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.