header
  • Início

Qual o melhor caminho?

análise de dados e probabilidade • Série: Matemática na Escola

videos

Objetivos

  1. Introduzir a métrica do taxista através de um exemplo cotidiano;
  2. Aplicar o conceito de permutação com repetição;
  3. Mostrar algumas identidades combinatórias.

Conteúdos

  • combinatória;
  • métrica do taxista;
  • permutação com repetição;
  • arranjo permutação e combinação.

Duração

9 minutos.

Créditos

Autores

conteúdo

José Plínio de Oliveira dos Santos

roteiro

Marta Nehring

guia

Antônio Campello

Revisores

conteúdo

Laura Leticia Ramos Rifo

roteiro

Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni

guia

José Plínio de Oliveira dos Santos

gráficos_fórmulas

Raphael Garcia

Sinopse

O motoboy Romário necessita entregar uma encomenda em duas horas. Com a ajuda da sua amiga Grasi e através de conceitos combinatórios, aprende quais os melhores caminhos possíveis a serem feitos.

Vídeo

Baixar vídeo completo

Guia do professor

Versão para tela

LICENÇA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative CommonsCC-BY-SA-NC

Secretaria de
Educação a Distância
Ministério da
Ciência e Tecnologia
Ministério
da Educação
Governo
Federal
footer

Comentários ou sugestões?
Fone: (55) 019 3521 5956
E-mail: samuel@ime.unicamp.br


Site inicialmente desenhado pela Preface Design
Redesenhado e reconstruído por Camila Porfírio