análise de dados e probabilidade
Uma aula simples.
Leonardo Barichello, Samuel Rocha de Oliveira
Neste experimento, será enunciado um problema de combinatória que trata do número de maneiras de passar o cadarço em um tênis, obedecendo a certas regras. Os alunos deverão, então, em uma primeira etapa, tentar fazer alguns esboços de passadas de cadarço que satisfaçam todas as regras, para ajudá-los a entender o problema de fato e, só então, deverão pensar em uma maneira de descobrir quantas possibilidades de passadas existem. Na segunda etapa, uma das regras será removida, fazendo aumentar o número de maneiras possíveis, e os alunos deverão tentar calculá-las também. No fechamento, poderá ser promovida uma discussão sobre as generalizações dos problemas das etapas anteriores e, por fim, o que aconteceria com o número de possibilidades de passadas de cadarço caso qualquer outra regra fosse removida, configurando uma maneira diferenciada para o tratamento de um problema de combinatória.
Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira.
A segunda, para visualização em tela.
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Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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