Os primos Rafael e Gustavo discutem sobre os números primos e suas propriedades.

Conteúdos

  • Números primos

Objetivos

  1. Apresentar algumas propriedades dos números primos

Os protagonistas pretendem fazer um jardim em forma triangular com uma calçada de largura constante ao redor do jardim. Para comprar os materiais devidos eles precisam calcular a área do jardim e da calçada. Este é o problema que eles resolvem.

Conteúdos

  • Geometria Plana
  • teorema de pitágoras

Objetivos

  1. Entender e resolver um problema que envolve triângulo e fatias de círculos

Dois jovens enfrentam um jogo de lógica composta e conseguem avançar uma etapa.

Conteúdos

  • tabela verdade
  • lógica binária

Objetivos

  1. Entender um problema de lógica de uma sentença composta

Uma jovem utiliza a matemática para descobrir o comprimento da ponte pela qual sua mãe caminha todos os dias, para assim poder fazer uma homenagem para a mesma através de uma faixa de flores que cobrirá toda a extensão da ponte.

Conteúdos

  • Perímetro de retângulos
  • modelagem matemática e resolução de sistemas de equações lineares.

Objetivos

  1. Trabalhar com o perímetro de figuras geométricas;
  2. Dar um exemplo de modelagem matemática por um sistema de equações lineares;
  3. Resolver um sistema equações lineares com 3 incógnitas.

Uma situação fictícia chama a atenção para diferentes escalas de temperatura. Ao final um pequeno problema é colocado e resolvido

Conteúdos

  • Função Afim

Objetivos

  1. Entender e resolver um problema contextualizado sobre as diferentes escalas de temperatura

O Alexandre fez várias previsões que se concretizaram. Depois da quinta previsão correta, o Ricardo fica tentado a pagar por mais previsões, mas o amigo do Ricardo explica os conceitos de probabilidades e alerta que as previsões do Alexandre são fraudulentas.

Conteúdos

  • Probabilidade
  • Função Exponencial.

Objetivos

  1. Alertar para previsões fraudulentas;
  2. Mostrar uma aplicação de probabilidade básica e de função exponencial potência de dois.

O programa é uma ficção adaptada de uma das histórias de Malba Tahan sobre a divisão estranha de camelos de uma herança.

Conteúdos

  • Frações
  • números racionais.

Objetivos

  1. Interpretar e resolver um problema que envolve frações

Um pescador conta ao seu amigo uma inusitada situação que vivenciou, e eles acabaram terminando em um impasse: Se todos os planetas tivessem uma corda contornando seu equador, e quisessem aumentá-la de maneira que ficasse orbitando a certa distância fixa da crosta, planetas maiores teriam que adicionar maior quantidade de corda do que os planetas menores?

Conteúdos

  • comprimento de circunferência

Objetivos

  1. Resolver um problema de geometria que contraria nossa intuição.

Um problema de matemática básica é apresentado e resolvido passo a passo na conversa de três amigos sobre a afirmação de um remédio para emagrecer. Eles percebem que há médias para homens e para todas as pessoas. Daí eles deduzem qual seria a média para as mulheres.

Conteúdos

  • médias
  • médias ponderadas

Objetivos

  1. Entender e resolver um problema que envolve médias ponderadas
  2. Criticar o uso de médias como informação única

Dois amigos conversam sobre como a permutação pode solucionar problemas de contagem de possibilidades.

Conteúdos

  • permutação

Objetivos

  1. 1
  2. Ensinar o conceito de permutação
  3. 2
  4. Deduzir a fórmula para permutações
  5. 3
  6. Apresentar usos da permutação no cotidiano

Um jovem utiliza matemática básica para conseguir assar bifes no menor tempo possível e assim garante o emprego de auxiliar de cozinha em um restaurante.

Conteúdos

  • Proporções
  • regra de três simples

Objetivos

  1. Aplicar o coneito de regra de três simples para a solução de um problema prático.

Jovem novato em uma empresa de transporte, que cometeu um erro de logística ao carregar os caminhões, procura a ajuda de um amigo para entender a origem de seu erro.

Conteúdos

  • Probabilidade
  • probabilidade condicional

Objetivos

  1. Estimular o uso da modelagem matemática para resolver situações-problema;
  2. Trabalhar diferentes estratégias para a resolução de sistemas não-lineares;
  3. Entender o significado de uma equação quadrática e suas raízes.

Alguns colegas precisam dividir um bolo entre três interessados. Eles descobrem um procedimento em que todos ficam satisfeitos, ou melhor, ninguém pode reclamar.

Conteúdos

  • lógica
  • divisão sem inveja

Objetivos

  1. Entender e resolver um problema que envolve um procedimento de divisão de um bolo de forma que ninguém dos interessados reclame.

Lucas e Camila disputam um jogo com dados não-convencionais, em que os números das faces variam de dado para dado. Para aumentar as suas chances de vitória, Camila utiliza o conceito matemático de probabilidade. Lucas aprende que a relação entre os eventos não é transitiva.

Conteúdos

  • Probabilidade
  • transitividade
  • Independência de eventos

Objetivos

  1. Resolver uma situação problema que envolve dado, com a aplicação de conceitos básicos de probabilidade;
  2. Apresentar o conceito, exemplos e contra-exemplos de transitividade.

Dorinha e Sandrinha devem planejar uma apresentação de Sete de Setembro, com seus alunos, então surge a dúvida de que tipo de formação apresentar. Por sugestão de uma professora de matemática elas resolvem fazer uma formação triangular a qual se dividirá em outros cinco triângulos. Para tanto devem examinar as possibilidades de como distribuir os alunos nesses triângulos. Para resolver esse problema elas utilizam os conhecimentos de Progressão Aritmética.

Conteúdos

  • Progressões Aritméticas
  • Números triangulares

Objetivos

  1. Aplicar conhecimentos de progressões aritméticas.

Um usuário descobre que combustível do posto tem mais álcool na gasolina do que o permitido por lei. Imediatamente o dono do posto de gasolina e o usuário calculam o quanto de gasolina pura deve ser adicionada ao tanque do posto para que o combustível fique na especificação correta. O final é feliz.

Conteúdos

  • Função Afim
  • porcentagem
  • Razão e proporção

Objetivos

  1. Resolver um problema aplicado de porcentagem e proporção.

O estudante Marcos anda aborrecido com suas aulas de matemática, pois gostaria que elas fossem mais motivadoras e o desafiassem de alguma forma. Seu amigo Tiago, cansado de vêlo reclamar a respeito, propõe então a ele que peça ao prof. Caio, o professor de matemática da escola em que estudam, um desafio. Mas Marcos acaba nem precisando procurá-lo, pois o prof. Caio descobre sua intenção e o desafia a resolver dois problemas bastante difíceis e desafiadores.

Conteúdos

  • Proporções

Objetivos

  1. Mostrar a importância do referencial nas proporções

Felipe, ao conversar com a Sofia quer saber quantas pessoas já passaram pelo nosso planeta, isto é, quantos já nasceram e já morreram. Usando uma taxa de crescimento constante, eles fazem uma estimativa em relação aos dados que os demógrafos apresentam.

Conteúdos

  • Sequências
  • Progressão Geométrica
  • crescimento populacional.

Objetivos

  1. Estimar, usando porcentagens e progressões geométricas, a quantidade de pessoas que já morreram desde os primeiros homens até hoje e comparar com a quantidade de pessoas vivas atualmente

Dois funcionários devem descobrir onde está um saco de cimento que pesa um pouco menos que os demais. Este saco é igual aos demais e está em um fardo com muitos sacos, todos aparentemente iguais. Como usar uma balança de equilíbrio em pratos, com o menor número de pesagens, para descobrir qual é o saco de cimento com peso inferior aos demais? Esta é o problema deste programa que também apresenta a solução e uma generalização para o problema e sua solução

Conteúdos

  • lógica
  • peso
  • balança de pratos

Objetivos

  1. Estudar uma estratégia que valoriza ao máximo as informações disponíveis

Anita, mãe de Jorge, cobra de seu filho economia de energia elétrica. Paulo, irmão de Anita, argumenta com Jorge sobre a relação entre o tempo de utilização dos dispositivos elétricos. Essa relação pode ser expressa por funções lineares que descrevem o consumo de cada aparelho.

Conteúdos

  • função linear
  • proporção
  • função definida por partes

Objetivos

  1. Discutir a função linear a partir de um exemplo prático, o consumo de energia elétrica;
  2. Discutir as funções definidas por várias sentenças.

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