A altura da árvore

Experimento

Tema

Sinopse

Experimentalmente os alunos serão expostos ao significado da tangente de um ângulo interno do triângulo retângulo. Esse novo conceito será usado para, depois de construir uma ferramenta capaz de medir ângulos verticais, encontrar a altura de objetos como antenas, árvores, prédios ou postes.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • Trigonometria no triângulo retângulo
  • distâncias
  • experimento
  • alturas
  • Função tangente
  • ângulo

Objetivos

  1. Desenvolver a habilidade para utilizar um transferidor;
  2. Apresentar, experimentalmente, a noção de tangente de um ângulo;
  3. Usar a noção de tangente para medir uma altura inacessível.

Créditos

Maria Zoraide M. C. Soares, Miriam Sampieri Santinho, Rosa Maria Machado e Wilson Roberto Rodrigues

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (9)

04/12/2015, por Lauana
Que Bacana!!! Pra quem está cansado de ouvir os alunos dizerem:"onde vou utilizar isso?", é uma forma de mostrar!!! Muito inteligente e de aplicação prática! Farei com meus alunos sem dúvida!
07/02/2015, por Marcos William de Barros e Melo
Bem bolado
15/01/2015, por victor raul molina vega
Adorei o experimento porque acredito que meus alunos vão gostar.
06/11/2014, por marcos alberto
Ótimo problema. Bem elaborado.
28/07/2014, por Rozeneide Ap. C. G. Pereira
Adorei esse experimento porque os alunos puderam manusear e visualizar ângulos de fácil entendimento dos alunos.Além disso pudemos trabalhar com medidas usando.
13/05/2013, por José Cruze Silva
escolhi este repositório para apresentar num trabalho proposto sobre Recursos educacionais Abertos. enquanto professor de matemática digo que é, de facto, um excelente recurso.
16/04/2013, por Maria de Fátima de Sousa
Muito bem explicado como obter o ângulo de visada. Facilita a apresentação aos alunos.
13/04/2013, por Rumiko
é um material bem explorado, e de fácil entendimento por parte dos alunos
04/04/2013, por ARIA DE LOURDES DA CUNHA ANDRADE GOUVEASeu nome
Ótimo

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.