A altura da árvore

Experimento

Tema

Sinopse

Experimentalmente os alunos serão expostos ao significado da tangente de um ângulo interno do triângulo retângulo. Esse novo conceito será usado para, depois de construir uma ferramenta capaz de medir ângulos verticais, encontrar a altura de objetos como antenas, árvores, prédios ou postes.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • Trigonometria no triângulo retângulo
  • distâncias
  • experimento
  • alturas
  • Função tangente
  • ângulo

Objetivos

  1. Desenvolver a habilidade para utilizar um transferidor;
  2. Apresentar, experimentalmente, a noção de tangente de um ângulo;
  3. Usar a noção de tangente para medir uma altura inacessível.

Créditos

Maria Zoraide M. C. Soares, Miriam Sampieri Santinho, Rosa Maria Machado e Wilson Roberto Rodrigues

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (20)

06/07/2018, por Mônica Gori
Adorei o material ! Já utilizei e foi bem interessante.
04/07/2018, por Célia Tahara
Gostei da atividade, por ser pratico e de fácil compreensão para aplicar com os alunos.
03/07/2018, por Maria Cristina Senhorini Silva
Este material é muito bom, excelente.
02/07/2018, por Carlos Eduardo Lozano
já utilizávamos com bastante sucesso esta atividade.
28/06/2018, por vagda de oliveira almeida
gostei muito do material,vou usar com meus alunos
28/06/2018, por Marinho José de Freitas
Atividade bem direcionada de fácil compreensão.
27/06/2018, por Katia Pereira Lima
Gostei muito desse experimento.
27/06/2018, por Luciane Valèria
Gostei muito interessante e de fácil compreensão.Material excelente e fácil de utilizar com os alunos.
26/06/2018, por Adriana Zanon Caritá
Muito interessante e de fácil compreensão.
25/06/2018, por Dulcilene
Material excelente e fácil de utilizar com os alunos.
25/06/2018, por Silvia, Escola Emilio Romi
Amei, com certeza vou aplicar c os alunos nas aulas práticas.
25/06/2018, por renatorio@hotmail.com
Utilizarei esse recurso. Parece muito interessante.
24/06/2018, por solange maria moreira da silva
Excelente materoaç
17/06/2018, por Ana Maria E. Domene
material excelente e de fácil comprensao
16/06/2018, por Edina
Excelente o aluno aprende com a prática.
07/06/2018, por Osmar germano Guerra
Excelente forma de contextualização. Os alunos adoram experimentar. o resultado foi bem satisfatório.
28/05/2018, por Darice Lascala
Ótima contextualização.
28/05/2018, por José Roberto Ezequiel
Excelente material,muito simples de ser utilizado e com ótima aceitação dos alunos.
27/05/2018, por Edelcy
Já utilizei esse recurso. Os alunos gostaram muito!!
19/05/2018, por Clélia Aparecida Giamarino
Muito bom gosto de trabalhar com contextualização tb o caderno 2serie do EM acho bom porque envolve construção do circulo trigonométrico, com uso do transferidor.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.