Caixa de papel

Experimento

Tema

Sinopse

Para a realização deste experimento, os alunos, trabalhando em grupo, construirão no mínimo seis caixas de papel e tentarão descobrir qual delas tem maior volume. Só depois, fazendo os cálculos, verificarão se sua intuição estava certa. Por fim, eles usarão os dados coletados para esboçar um gráfico do volume obtido em função da medida x do corte usado na confecção da caixa, sendo novamente instigados a responder: qual o maior volume possível?

Duração

aula dupla

Conteúdos

  • Polinômios – Funções polinomiais
  • „„ Unidades de medida
  • „„Geometria espacial – Problemas de otimização
  • Gráficos e Propriedades

Objetivos

  1. Discutir com o aluno o conceito de volume aliado ao comportamento de funções

Créditos

Samuel Rocha de Oliveira
Thaisa Aluani

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (6)

06/12/2018, por Andrea Spinola Esteves Rocha
É fantástico os alunos terem contato com a prática, para despertar a curiosidade pela teoria, Desta forma, além de mais prazeroso, torna o aprendizado inesquecível.
20/11/2018, por Maria Rute de Almeida luz
A prática primeiro depois a teoria!!! Muito bom!!! O conteúdo passa a ter significado depois desta atividade para os alunos.Muito bom!!
20/11/2018, por Alexandra
Muito bom. Faz o aluno entender e comparar a teoria com a prática.
12/11/2018, por Ana Maria E. Domene
Atividade esclarecedora e muito atraente para os alunos
28/10/2018, por Valmir Gonzaga de Jesus
Muito bom. Esse experimento prático faz com que o aluno saia do imaginario para o mundo real, entendo à importància da aplicação dos cálculos matemáticos na vida cotidiana.
20/10/2018, por Marinho José de Freitas
Com o estudo dos polinômios e Equações de terceiro grau através de construções cúbicas para medir volume,essa atividade é enriquecedora e atraente.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.