Avalanches

Experimento

Tema

Sinopse

Este experimento propõe modelar matematicamente avalanches provocadas por materiais simples, como milho de pipoca, feijão e um recipiente qualquer. Inicialmente, os alunos produzirão avalanches, verificando suas intensidades pela quantidade de grãos que desmoronam. A partir daí, construirão gráficos com os dados coletados, obtendo uma curva. Aplicando logaritmo torna-se possível analisar a função que modela o fenômeno e até fazer algumas previsões.

Duração

aula dupla

Conteúdos

  • Logaritmos e suas aplicações

Objetivos

  1. Modelar o fenômeno de avalanches
  2. Construir gráficos
  3. Linearizar gráficos através de logaritmos

Créditos

Samuel Rocha de Oliveira
Mariana Sacrini Ayres Ferraz

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (4)

31/10/2017, por Leo
Que pena, Cleber. Sugiro que cheque outros recursos sobre logaritmos. A colecao possui varios nas 4 midias.
30/10/2017, por cleber das cacimbas
achei um lixo
16/11/2015, por Leo
Jose Eurivan, vc chegou a ler o Roteiro do Experimento? Nele deve ficar claro como realizar todo o experimento, passo-a-passo.
14/11/2015, por José Eurivan Rodrigues dos Santos Júnior
OLÁ, BOM DIA! Queria que vocês identificasse I e Q, não conseguir interpretar o que seriam I e Q. Expliquem como devo fazer essa contagem, não ficou bem claro. Parabéns pelo trabalho! Muito interessante e bem feito.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.