Roda do sonho

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

O programa faz uso dos personagens Pablo e Arquimedes para abordar inicialmente o resultado de Arquimedes de que a área de um círculo é equivalente à área de um triângulo retângulo que tem por base o perímetro deste círculo e por altura seu raio. São também comentados o problema clássico da quadratura do círculo e a expressão da área do círculo como a multiplicação de um número pi vezes seu raio ao quadrado.

Conteúdos

  • número pi
  • Área de um círculo

Objetivos

  1. Apresentar o problema do cálculo da área de um círculo e conexões com outros resultados de geometria plana;
  2. Apresentar e motivar a busca por aspectos históricos, em particular deduções da geometria grega e trabalhos de Arquimedes, que foram fundamentais no desenvolvimento da matemática.

Créditos

Autores

conteudo Sueli Irene Rodrigues Costa
roteiro Roberto Limberger
guia Claudina Izepe Rodrigues, Sueli I. R. Costa

Revisores

conteudo Miriam Sampieri Santinho, Rosa Maria Machado
roteiro Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni
guia Roberto Limberger
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (2)

26/06/2014, por Bruno Salles de Oliveira
Olá, sou professor de Matemática do Ensino Fundamental II na rede pública do Distrito Federal e sempre busco inovações para meu trabalho. Ao descobrir o material: Matemática Multimídia, tive uma grande satisfação. Que maravilha de produção! Na segunda quinzena de Julho realizarei uma feira de Matemática em minha escola, chama-se EXPOMAT. Esta será a 3.ª edição do evento e creio que com a riqueza deste material, será a melhor exposição. Muito obrigado pelo material, o Brasil precisa de mais iniciativas assim.
27/10/2013, por Maria Isabel Javorka
Existe um site como esse para língua portuguesa? Achei interessantíssimo o de matemática mas leciono português e inglês.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.