A lógica de Alice

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

Os personagens deste video são Alice e o autor do livro: Através do espelho e o que Alice encontrou lá, de Sir Carrol. Sir Carrol explica à Alice alguns jogos de palavras deste livro, bem como de raciocinios lógicos usados. Conversam sobre a lógica informal ou cotidiana e a lógica formal.

Conteúdos

  • Alice
  • Lógica formal
  • lógica informal

Objetivos

  1. Apresentar raciocinios da lógica informal e da lógica formal.

Créditos

Autores

conteudo Laura Leticia Ramos Rifo
roteiro Patrícia Roman
guia Otília W. Paques

Revisores

conteudo Adolfo Maia Jr.
roteiro Frederico Gualberto de Souza e Sarah Yakhni
guia Laura Leticia Ramos Rifo
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (5)

15/05/2018, por Leo
Cara, Maria Bethânia S. dos Santos Obrigado pelas sugestoes. Estamos planejando um novo portal para coletar propostas de professores para o uso do material disponivel aqui. Quando efetivarmos a ideia, entraremos em contato com vc!
13/05/2018, por Maria Bethânia S. dos Santos
Olá! Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a equipe pelo trabalho. Achei bastante motivador a utilização de um livro tão conhecido para explorar algo pouco trabalhado nas aulas de matemática - a lógica. Contudo, gostaria de tecer algumas críticas - com o intuito de partilhar o que senti - ao realizar a tarefas propostas: a) achei a ordem das questões difíceis, na prática, se começássemos pela 3a, depois a 1a e por último a 2a - acredito que haveria melhor graduação do nível de dificuldade. Também achei que poderiam ser elaboradas questões mais fáceis e que ajudassem a pensar "com lógica". Como por exemplo, uma questão do tipo: há algum dia que nenhum dos dois (nem o Leão, nem o Unicórnio) mentem? Uma outra questão poderia ser: O Unicórnio, em um dia de 5a feira, disse: - O Leão mentiu para você ontem. Ele está mentindo ou falando a verdade? Quem mente mais - O Unicórnio ou o Leão? Quem fala mais a verdade - O Leão ou o Unicórnio? Bom. Era isso. Parabéns mais uma vez. Gostei muito do vídeo (os atores são fantásticos) e do material disponibilizado.
31/03/2018, por Leo
Joao Carlos, os videos foram filmados fora da Unicamp e os atores nao tem nenhuma relacao com a instituicao.
28/03/2018, por João Carlos Teixeira dos Santos
Boa noite. Parabéns pela iniciativa fantástica. O projeto ficou excelente. Sou professor universitário e uso os vídeos em sala de aula. Apenas senti falta dos nomes dos atores e também do que eles fazem na Unicamp.
22/05/2015, por Marilisa dos Santos Pimentel
REALMENTE É PRECISO ESTAR FAMILIARIZADO COM O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.