A história de Mussaraf

VídeoSérie: Matemática na Escola

Tema

Sinopse

Mussaraf é um arquiteto do reino Persa que busca inspirações em suas viagens, e numa dessas aventuras conhece Abdul, herdeiro de um rico comerciante, mas que precisa da ajuda dele para resolver alguns problemas que envolvem a fortuna herdada e a futura esposa, que foi encantada por um gênio maldoso.

Conteúdos

  • proporção
  • Frações
  • Razão

Objetivos

  1. Conhecer e apresentar diferentes situações problemas que envolvam proporções;
  2. Mostrar algumas propriedades de frações;
  3. Aplicar os conhecimentos sobre frações para resolver situações problemas.

Créditos

Autores

conteudo José Plinio de Oliveira Santos
roteiro Marta Nehring
guia Otília W. Paques e Thalita Cornélio

Revisores

conteudo Laura Leticia Ramos Rifo
roteiro Frederico Gualberto de Souza, Sarah Yakhni
guia José Plínio de Oliveira Santos
graficos_formulas Raphael Garcia

Os arquivos



Vídeo

vídeo completo

Guia do professor

Apenas uma versão para visualização em tela
versão para tela

Como usar os arquivos?


Aqui você pode baixar o vídeo e o seu respectivo Guia do Professor com alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades que podem ser utilizadas antes ou depois a exibição do vídeo.

O vídeo de apresentação está no formato leve do YouTube, mas o vídeo original em formato mpg é de boa resolução e tem aproximadamente 100 Mb, portanto recomendamos que se faça primeiro o download para o seu computador e depois seja feita a visualização com, por exemplo, o software VLC. O Pacote completo é um arquivo comprimido (zip) com o vídeo em mpg e o Guia do Professor em pdf.


Comentários (6)

04/10/2016, por Maria de Fátima Parra
Gostei muito do v´deo, ajuda chamar a atenção dos alunos. O primeiro problema, os do camelo, eu já conhecia. Achei ineressante os outros também. Fica de fácil para os alunos entenderem o que se pede e como resolver. Seu comentário
11/04/2016, por perninha
tendi tudo
15/10/2014, por Márcia A. Souza
Que trabalho maravilhoso! Parabéns,a ideia de mostrar o aluno a construção do raciocínio, e a interpretação de texto primordial.
27/08/2013, por Samuel
Olá Rodrigo. Nós desenvolvemos esses objetos pensando na condução de um professor. O professor é quem escolhe o que e quando usar cada objeto e cabe a ele o momento de resolver os problemas junto com os alunos ou discutir as possíveis soluções. Assim, não temos todas as soluções. Apenas em algumas etapas dos nossos softwares.
27/08/2013, por Rodrigo
Estudo matemática por conta própria, não tenho formação em exatas.Por isso me interessa ter as respostas dos exercícios, para conferir com as minhas soluções, testando minha compreensão.Onde posso consegui-las?
21/05/2013, por JAIR DE JESUS BATISTA
EXCELENTE , ESTE VÍDEO É O TIPO DE FERRAMENTA QUE TODAS AS ESCOLAS DEVERIAM POSSUIR COMO MATERIAL DIDATICO .

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.