Volume de Pirâmides

Experimento

Tema

Sinopse

Nesta atividade propomos inicialmente a construção de algumas pirâmides, todas com a mesma altura e bases poligonais diferentes – as medidas dos lados serão diferentes, mas a área das bases será a mesma. A seguir, solicitamos aos alunos a comparação experimental dos volumes das pirâmides construídas. A constatação da igualdade dos volumes será usada como introdução para o Princípio de Cavalieri, sendo uma explicação para o resultado experimental.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • princípio de cavalieri
  • Geometria Espacial
  • Volume de Pirâmides
  • planificação.

Objetivos

  1. Constatar experimentalmente que o volume de uma pirâmide com base poligonal depende apenas da área de sua base e da sua altura
  2. Motivar para a compreensão do Princípio de Cavalieri para volumes de sólidos

Créditos

Claudina Izepe Rodrigues e Sueli I. R. Costa

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (0)

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.