Otimização da Cerca

Experimento

Tema

Sinopse

O experimento é dividido em duas etapas, nas quais os alunos trabalharão em duplas para resolver um problema de otimização através do estudo de uma função quadrática. Na primeira etapa, eles tentarão achar a maior área possível para um cercado retangular. Na segunda, com base na solução anterior, tentarão resolver uma variação do problema.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • função quadrática
  • otimização
  • gráfico

Objetivos

  1. Resolver um problema de otimização através do estudo de uma função quadrática.
  2. Estudar as propriedades de uma função quadrática.

Créditos

Autores

conteudo Eliane Quelho Frota Rezende, Lourival Pereira Martins e Wilson Roberto Rodrigues
guia Eliane Quelho Frota Rezende, Lourival Pereira Martins e Wilson Roberto Rodrigues

Revisores

conteudo Antônio Carlos Patrocínio
Língua Portuguesa Carolina Bonturi
pedagogia Ângela Soligo

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (20)

06/07/2018, por REGINA MARIA RICARDO FERNANDEZ
Legal de fazer em sala de aula com os alunos se conseguirmos reunir material.
05/07/2018, por Angela Tubino
muito interessante o material, vou utiliza-lo na sala de aula com meus alunos.
05/07/2018, por Mônica Gori
Gostei muito da sugestão e com certeza utilizarei em minhas aulas .
05/07/2018, por Solange Procópio
Amei... É um experimento de muita qualidade. Vou aplicar para primeiros anos que dou aula. Muito obrigada
03/07/2018, por Seu nome José Roberto
Ótimo material!
27/06/2018, por kelly
Interessante e de fácil compreensão para ser utilizado com os alunos.
24/06/2018, por Adriana Zanon Caritá
Achei muito interessante e de fácil compreensão para ser utilizado com os alunos.
22/06/2018, por Marinho José de Freitas
È um experimento de qualidade sem cansaço .A construção de retângulos com barbantes para calcular perímetro e estudar a Função Quadrática. Com uma aula foi o suficiente para o Professor de uma turma da 1a série ter aplicado.Como esse não tenho essas turmas, eu repasso para os colegas. È produtivo e sem agito na sala.
19/06/2018, por Márcia Helena Cardozo
Vou fazer esse experimento, acho que quando trabalho com material concreto os alunos entendem melhor o conteúdo.
16/06/2018, por Maria Cristina Senhorini Silva
Sempre que possível, é muito bom trabalhar atividades diferenciadas. Pretendo aplicar esta e tenho certeza que meus alunos compreenderão melhor a situação problema na prática ao resolver problema de otimização através de função quadrática.
12/06/2018, por Elisângela Machado
Muito bom o problema, para poder trabalhar com equação de 2ºgrau,e fácil de se entender. Pretendo aplicar em sala de aula.
11/06/2018, por Dulcilene
Gostei dessa atividade, apliquei para os alunos e eles acharam fácil.
10/06/2018, por izildinha furlan albuquerque ribeiro
Gostei pretende aplicar aos meus alunos
09/06/2018, por Sandra Francisco Speretta
Eu gostei dessas aulas práticas, o discente consegue entender mais quando coloca a situação problema em prática, consegui visualizar com mais clareza e transcrever para o papel sua vivencia com mais riquezas de detalhes.
08/06/2018, por Katia Pereira Lima
Trabalho sempre com essa parte da geometria com os meus alunos e gostei mito do experimento.
05/06/2018, por Polianna Feminino Viana
Toda atividade que trabalhe os conteúdos de forma diferenciada e prática, são sempre bem vindas para a utilização em sala de aula, pois os alunos se sentem muito mais motivados em aprender os conteúdos quando percebem que os mesmos podem ser utilizados no cotidiano.
02/06/2018, por GERALDO CAMINHAS NETO
Gostei muito dessa atividade, pretendo trabalhar com meus alunos, pois tenho trabalhado na sala de informatica no programa Geogébrica, também muito bom, pois os alunos visualizam de forma prática a função no plano cartesiano
01/06/2018, por Élen Müzel
gostei da abordagem o uso do barbante,a construção de retângulos,quadrados.... vou adaptar esse experimento para trabalhar com meus 6 anos no estudo de perímetro e área.
30/05/2018, por Silvia
Uma atividade muito interessante, desde que a direção/coordenação da escola imprimam as folhas necessárias.
30/05/2018, por Carmen Lucia
Para o conceito de máximo já utilizava essa atividade de maior área possível, mas nunca fiz o experimento com o barbante, esse ano vou aproveitar a ideia.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.