A roda-gigante

Experimento

Tema

Sinopse

Com este experimento será possível introduzir conceitos de movimentos oscilatórios, períodos e pontos de máximo e mínimos de funções periódicas. A atividade envolve a construção de uma roda-gigante em tamanho reduzido feita de material reciclável.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • função periódica
  • máximos e mínimos.
  • oscilação

Objetivos

  1. Introduzir o conceito de função periódica e discutir suas propriedades.

Créditos

Maria Zoraide M. C. Soares

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (20)

05/11/2018, por Paula Cristiane Stuchi Delatorre
Adorei o material, muito rico.
05/11/2018, por Maria Helena Silveira
Boa contextualização.Motiva e é importante para a formulação de conceitos.
29/10/2018, por VILSON SOARES
ESTOU AMANDO ESSE CONTEÚDO
27/10/2018, por Isabel de Souza
Gostei do experimento.Gosto de utilizar desenho geométrico e construção de materiais que facilitem a compreensão por parte do alunos. Mais uma vez obrigada por disponibilizar o material.
24/10/2018, por Kelly Regina
Material muito rico e ótimo para ser explorado em sala de aula tornando a mais participativa e contextualizada.
21/10/2018, por Adriana Fraga
muito interessante esse experimento e passível sua aplicação em sala de aula.
19/10/2018, por Francislaine Zago de Holanda
Adorei este material, vou utilizar em minhas aulas.
16/10/2018, por Marilene Carinha
Adorei. Super interessante e de fácil visualização, vou aplicar para meus alunos.
09/10/2018, por Jussara Crespilho Lima
Interessante essa atividade,relacionar conteúdos as coisas do nosso cotidiano facilita as interpretações.
01/10/2018, por Maria de Lourdes
Material muito interessante, ajuda no melhor aprendizado de conceitos dos ângulos por ser oficina, ao construir estarão aprendendo.
27/09/2018, por Angela
Seu Muito legal! Vou fazer com meus alunos.
17/09/2018, por Gilcéia
Maravilhoso o material. Assim o aluno tem condições de entender na prática toda a teoria.
16/09/2018, por Mônica Garcia
Gostei do experimento! Material relativamente fácil,desenvolvimento simples. Vou fazer em sala e uma maneira tranquila de entendimento da Trigonometria.
15/09/2018, por Walmir
Achei muito interessante e de grande validade para as aulas.
14/09/2018, por Osvaldo Machado de Lima
O experimento roda-gigante.Um experimento muito importante, pois proporciona ao aluno uma aprendizagem prática, concedendo manipulação de material, onde o aluno aprende várias habilidades , juntamente com sua competência e proporcionando conhecimentos envolvendo material concreto, visualizando de maneira concreta as funçôes periódicas e construindo um gráfico com um bom conhecimento do tema.
13/09/2018, por araujo
muito bom! excelente recurso visual,que ira auxiliar-nos no processo ensino-aprendizagem.
12/09/2018, por Mariete de fatima Marques
Muito bom. Irei desenvolver atividades em sala de aula.vai contribuir com o aprendizado dos alunos com relação a trigonometria.
12/09/2018, por Valdeci Cândido do Nascimento
Excelente atividade! Os alunos executam uma atividade lúdica muito instrutiva que é a construção da roda gigante e ao fazê-la e vê-la funcionar intui com clareza o conceito de movimento periódico de um ponto sobre uma circunferência condição essencial para o desenvolvimento de funções trigonométricas como o seno e o cosseno.
11/09/2018, por Mônica Garcia
Muito bommm! Gostei, dá para trabalhar em sala tranquilamente..
06/09/2018, por William de Almeida
Vou trabalhar em sala dando uma retomada do conteúdo como revisão.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.