Quadrado Mágico Aditivo

Experimento

Tema

Sinopse

Este experimento trata de Progressão Aritmética utilizando quadrados mágicos: quadrado mágico fundamental, passando por termos centrais e constantes mágicas. Também faremos um estudo teórico de Progressões Aritméticas, em que serão analisados termos centrais de PA, termos simétricos e soma de termos, e finalizaremos com alguns desafios para os alunos.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • experimento
  • Progressão Aritmética
  • quadrados mágicos

Objetivos

  1. Apresentar o desafio de lógica Quadrado Mágico
  2. Estudar Progressões Aritméticas com o auxílio de quadrados mágicos

Créditos

Leonardo Barichello

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (20)

12/06/2018, por ELIANE M. RIBEIRO
Eu uso o Q MAGICO em pratica/e todos os anos.Este ano estou sem o 1*MEDIO.Mas trabalho a divisao da soma por 3.se a soma das linhas horizontais verticais e 2 diagonais é 15 entao o numero central deve ser 5.Treino SEQUENCIAS distribuindo 4 numeros menores que 5 `a sua esquerda e os quatro maiores `a sua direita.Treino antecessor e sucessor.E FINALMENTE recordo par e impar fazendo com que percebam se o numero central é par os quatro colocados nos vertices do quadrado serao impares ou vice-versa.Conforme o ano onde estou sempre o quadrado magico é ludico e um complemento muito legal para transmitirmos conceitos e faze-los pensar na solucao.
10/06/2018, por Yara Duarte
Fiz esta atividade junto com a dobradura para o Nono ano do EF: a principio foi solicitado aos alunos que fizessem um quadrado 3X3 para obter a soma de 15 tanto nas horizontais, verticais como as diagonais e depois, como desafio para casa, soma igual a 34 (4 x 4) no nono ano e confesso que a Atividade mostrada aqui, ajuda desenvolver melhor o Conteúdo para o Primeiro Ano do Ensino Médio
05/06/2018, por Edmar Fernandes Madeira
Quando aplicado a atividade do quadrado mágico para introdução do conceito de PA, percebi que os alunos aceitam e assimilam com maior facilidade o conceito, interpretando de forma significativa na construção concreta do quadrado mágico e posterior formação de sequencia numérica. Assim, julgo o experimento uma ferramenta que alem de propiciar ao aprendiz o desenvolvimento do raciocínio logico conduz o mesmo a internalização de sequencias numéricas em especial a P.A.
05/06/2018, por Louise
Administro aula para os 9 anos do EF, alguns já conheciam a atividade,mas nunca tinham feito até compararam a atividade com o jogo SUDOKU, que no final de cada fileira também têm que obter o mesmo número,seja na diagonal , vertical ou horizontal, com o quadrado mágico eles colocaram em prática a teoria com a atividade,portanto, entenderam o abstrato (teoria),com o lúdico (atividade).
05/06/2018, por Ana Flávia Blasek Botega
Os alunos sentem certas dificuldades para entender a PA, e com o auxilio do quadrado mágico é mais fácil o entendimento por parte deles.É um experimento que envolve os alunos e assim sucessivamente o aprendizado se concretiza de forma mais fácil
04/06/2018, por MARIA RUTE DE ALMEIDA LUZ
Os quadrados mágicos são atividades desfiadoras,partido de desafios, fica muito mais interessante e significativo para os alunos o conteúdo de P.A. E quando se sabe onde se aplicar o conteúdo, o aprendizado é muito mais fácil.
02/06/2018, por Rita Castro
super interessante, de facil entendimento. preciso de um pouco mais de tempo para me apropriar do material
01/06/2018, por Marinho José de Freitas
Seu comentário Ótimas atividades para aplicar na sala de aula.Instigantes e promove despertar a curiosidade.
31/05/2018, por Nina
Trabalhei o quadrado mágico com os alunos do primeiro ano do EM. Alguns já conheciam e auxiliaram os outros. O mais gratificante foi o momento em que eles mesmos perceberam que havia progressão. Apenas havia lhes proposto a folha do aluno e nada mais. Sem dica alguma. Foi uma atividade diferenciada. Gostei muito trabalhar assim e eles também gostaram.
28/05/2018, por Marta
Não pude trabalhar com os alunos por não ter primeiro ano do ensino médio, porém os professores que aplicaram dizem ter sido uma experiencia muito produtiva.
26/05/2018, por Katia Pereira Lima
Também já utilizei o quadrado mágico no 1º ano ensino Médio para trabalhar com matrizes.
26/05/2018, por Fernanda Magrin Pádua Silva
A atividade facilitou bastante a compreensão do conteúdo proposto ( P.A) . E os alunos demonstraram bastante interesse na resolução.
26/05/2018, por Rosa
O quadrado mágico despertou mais curiosidades entre os alunos e os mesmos providenciaram outros valores para nova soma .
25/05/2018, por Carla Loge
Utilizei o quadrado mágico em uma turma do 2 EM, com abordagem em matriz quadrada, linhas, colunas e diagonais principal e secundária, além da revisão de PA e sua soma. Aos resultados obtidos, realizamos suas matrizes transpostas e assim perceberam que com o termo central fixo e a rotação de seus valores obtiveram outras respostas para o desafio.
24/05/2018, por Gilberto da Cruz
Quando temos um tipo de jogo envolvido , com uma atividade , no caso PA, ligamos uma atividade lúdica com o conteúdo da matéria, tem repercussões e conquista muitos adeptos de resolverem situações diferentes
24/05/2018, por Davi Teixeira
muito bom esse desafio do quadrado mágico.Sinceramente não sabia o quanto é útil essa experiência .
24/05/2018, por Marx Santiago
Reconheço a importância de tratar um assunto supostamente conhecido com uma abordagem completamente nova.
22/05/2018, por Alexandre
Realmente certos desafios quando bem elaborados, podem fazer com que o aluno percebam como os conteúdos matemáticos estão nas situações mais inusitadas da vida.
21/05/2018, por Regina C.R
Adorei trabalhar com a minha turma o quadrado mágico,eles confeccionarão com outros valores na soma,Ficou mais claro o conteúdo PA.
21/05/2018, por Daniela Silvestre
Os alunos adoraram a atividade com o quadrado mágico. Apesar de alguns conhecerem, facilitou bastante a compreensão para aplicação de conceitos da PA.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.