Polígonos e circunferências

Experimento

Tema

Sinopse

O problema proposto envolve a soma das áreas delimitadas por duas figuras geométricas, um polígono regular e uma circunferência. Os alunos obterão uma função quadrática de domínio limitado, cuja solução solicitará análise e esboço do gráfico.

Duração

Uma aula dupla

Conteúdos

  • Geometria Plana
  • Perímetro
  • isoperimétrico.
  • Função Quadrática
  • Gráficos
  • Área

Objetivos

  1. Estudar função quadrática tendo como motivação um problema geométrico de otimização de áreas
  2. Conhecer problemas que envolvem funções de domínio limitado.

Créditos

Leonardo Barichello
Thaisa Aluani

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (6)

04/07/2018, por Ana Luiza
Atividade prática, como o experimento, demonstra com clareza o que é trabalhado nos exercícios, tornando a aprendizagem mais concreta.
04/07/2018, por EDMAR FERNANDES MADEIRA
O experimento apresentado irá ajudar alunos a interpretar áreas máximas e minimas associadas á funções quadráticas.
03/07/2018, por Maria Cristina Senhorini Silva
É muito válido para facilitar o aprendizado.
23/06/2018, por Marinho José de Freitas
Muitos alunos têm resistência com esse conteúdo. È preciso desmistificar com experimentos para melhor aquisição na aprendizagem.
20/06/2018, por Katia
O experimento é sempre bem vindo, quando estamos tratando de polígonos e circunferência.
10/06/2018, por Osvaldo Roberto da Silva
Este experimento é importante fazer oficina em sala de aula, pois com a interação entre os alunos facilita o aprendizado.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.