Mensagens Secretas com Matrizes

Experimento

Tema

Sinopse

Neste experimento, seus alunos aprenderão uma das diversas maneiras de criptografar mensagens: usando matrizes. Inicialmente, dividindo a classe em grupos, o professor deve explicar como isso pode ser feito e fornecer uma mensagem codificada, pedindo para que eles tentem decifrá-la. Depois, cada grupo deve criar sua própria mensagem criptografada e trocá‑la com os outros. O desafio é tentar decifrar o que o outro grupo quis dizer sabendo a matriz chave que usaram.

Duração

Uma aula simples.

Conteúdos

  • experimento
  • Matriz Inversa
  • Matrizes
  • criptografia.
  • Determinantes
  • multiplicação

Objetivos

  1. Introduzir o conceito de criptografia
  2. Fixar conteúdos como multiplicação e inversão de matrizes

Créditos

Leonardo Barichello, Marcelo Firer, Cristiano Torezzan

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (5)

26/01/2015, por Simone
Adorei
22/08/2014, por Dimitrie Hristov
Sempre utilizo essa atividade. É excelente.
19/08/2014, por Helenice das Neves Affonso
Tudo é bem vindo, quando temos tempo para a atualização, as aulas se tornam atrativas a agradáveis. Precisamos do lúdico, do dia dia do aluno e da tecnologia para que nossas aulas tenham resultados positivos.
24/04/2013, por Maria de Fátima de Sousa
Muito interessante e lúdico. Utilizarei com meus alunos.
21/04/2013, por ELISIA NOGUEIRA REGO DOURADO
Nunca usei agora tive a oportunidade de estudar e passar para os professores. Eles adoraram.

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.