Duplicação do Cubo

Experimento

Tema

Sinopse

Nesta atividade exploramos experimentalmente o problema clássico da duplicação de um cubo para, a partir disso, introduzir um número irracional e calcular numericamente a sua representação decimal com um determinado número de casas decimais.

Duração

uma aula dupla.

Conteúdos

  • matemática
  • experimento
  • Geometria Espacial
  • Geometria Métrica
  • volume
  • Números irracionais.
  • cubo.
  • Conjuntos Numéricos

Objetivos

  1. Experimentalmente, obter a aresta de um cubo, que possui o dobro do volume de um outro cubo de arestas já conhecidas
  2. Obter numericamente um valor aproximado da raiz cúbica de 2
  3. Desenvolver a noção de número irracional.

Créditos

Claudina Izepe Rodrigues, Eliane Quelho Frota Rezende e Maria Lúcia Bontorim de Queiroz

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Guia do professor

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
versão para impressão
versão para tela

Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
versão para impressão

Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (0)

Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.


Os comentários dependem de aprovação pelos moderadores do site

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons 
Site desenhado e construído pela Preface Design.