De quantas maneiras posso passar meu cadarço?

Experimento

Tema

Sinopse

Neste experimento, será enunciado um problema de combinatória que trata do número de maneiras de passar o cadarço em um tênis, obedecendo a certas regras. Os alunos deverão, então, em uma primeira etapa, tentar fazer alguns esboços de passadas de cadarço que satisfaçam todas as regras, para ajudá-los a entender o problema de fato e, só então, deverão pensar em uma maneira de descobrir quantas possibilidades de passadas exis­tem. Na segunda etapa, uma das regras será removida, fazendo aumentar o número de maneiras possíveis, e os alunos deverão tentar calculá-las também. No fechamento, poderá ser promovida uma discussão sobre as generalizações dos problemas das etapas anteriores e, por fim, o que aconteceria com o número de possibilidades de passadas de cadarço caso qualquer outra regra fosse removida, confi­gurando uma maneira diferen­ciada para o trata­mento de um problema de combinatória.

Duração

Uma aula simples.

Conteúdos

  • experimento
  • Princípio Fundamental da Contagem
  • Técnicas de Contagem
  • Combinatória

Objetivos

  1. Fazer uma abordagem diferenciada sobre um problema de combinatória

Créditos

Leonardo Barichello, Samuel Rocha de Oliveira

Os arquivos



Roteiro do Experimento

Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:
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Guia do professor

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Folha do aluno

Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.
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Como usar os arquivos?


Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade


Comentários (2)

06/09/2016, por leonardo barichello
A qual trecho vc se refere, Luiz? Roteiro do Experimento? Guia o Professor?
04/09/2016, por Luiz Fernando
Me parece haver um erro na parte que desconsidera-se a simetria. Ele considera haver 2n - 2 possibilidades, depois 2n - 3, como tem de mudar de lado, seria 2n - 4. Porém, se há a troca de lado, então temos n -1 possibilidades para o segundo ponto, não?

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