De quantas maneiras posso passar meu cadarço?
ExperimentoTema
Sinopse
Neste experimento, será enunciado um problema de combinatória que trata do número de maneiras de passar o cadarço em um tênis, obedecendo a certas regras. Os alunos deverão, então, em uma primeira etapa, tentar fazer alguns esboços de passadas de cadarço que satisfaçam todas as regras, para ajudá-los a entender o problema de fato e, só então, deverão pensar em uma maneira de descobrir quantas possibilidades de passadas existem. Na segunda etapa, uma das regras será removida, fazendo aumentar o número de maneiras possíveis, e os alunos deverão tentar calculá-las também. No fechamento, poderá ser promovida uma discussão sobre as generalizações dos problemas das etapas anteriores e, por fim, o que aconteceria com o número de possibilidades de passadas de cadarço caso qualquer outra regra fosse removida, configurando uma maneira diferenciada para o tratamento de um problema de combinatória.
Duração
Uma aula simples.
Conteúdos
- experimento
- Princípio Fundamental da Contagem
- Técnicas de Contagem
- Combinatória
Objetivos
- Fazer uma abordagem diferenciada sobre um problema de combinatória
Créditos
Leonardo Barichello, Samuel Rocha de Oliveira
Os arquivos
Roteiro do Experimento
Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:Guia do professor
Duas versões. A primeira, adequada para impressão caseira. A segunda, para visualização em tela:Folha do aluno
Apenas uma versão, que deve ser impressa, fotocopiada e distribuída aos alunos, mas que pode também ser visualizada em tela.Como usar os arquivos?
Aqui você encontra três arquivos: O Experimento, a Folha do Aluno e o Guia do Professor. O Experimento traz as orientações metodológicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade
Comentários (2)
Deixe seus comentários relatando sua experiência com esse material.